De Tarsila a Picasso: a trajetória das turmas do Fundamental

9 de outubro de 2025
De Tarsila a Picasso: a trajetória das turmas do Fundamental

Conheça um pouco da história por trás dos nomes que acompanham nossos alunos em cada fase. Na Educação Infantil, os nomes vêm diretamente da nossa querida Mata Atlântica. Já no Ensino Fundamental, cada turma recebe o nome de um grande artista — brasileiro ou internacional — como forma de inspiração e de conexão com a arte, a cultura e a criatividade.

Esses nomes não são apenas homenagens, mas guias simbólicos que acompanham o amadurecimento das crianças ao longo dos anos. A ideia nasceu do desejo de conectar arte, identidade e valores humanos, inspirando as crianças em suas diferentes fases de desenvolvimento.

1º ano: Turma Tarsila do Amaral
Primeiro passo no Fundamental, inspirado na força e exuberância da artista que representou o Brasil com formas e cores únicas.

Tarsila representa o encantamento pelas cores e pelo novo. Assim como as crianças do 1º ano, sua arte é marcada pela descoberta, pela alegria e pela brasilidade. Nesse início do Fundamental, em que o mundo das letras e números se amplia, as crianças também descobrem suas próprias formas de expressar o que veem e sentem… com o mesmo olhar curioso e inventivo de Tarsila.

2º ano: Turma Cândido Portinari
Com seu olhar sensível para o povo e a infância brasileira, Portinari inspira as crianças a se reconhecerem em sua cultura e história.

Portinari retratou o povo, o cotidiano e, sobretudo, a infância em sua forma mais genuína. Sua obra revela o brincar como essência da vida… o brincar raiz, de pé no chão, que une mãos numa ciranda e faz voar nas linhas das pipas. É esse olhar que inspira o 2º ano: um tempo em que as crianças se reconhecem como parte de um grupo, descobrem o valor da convivência e da simplicidade, e aprendem que brincar é um ato de humanidade. Assim como Portinari, acreditamos que a capacidade de retratar e viver a infância é essencial para a formação de seres verdadeiramente humanos.

3º ano: Turma Benedicto Calixto
Santista e retratista da nossa região, Calixto conecta com Santos e seu entorno. Foi um artista que retratou paisagens e memórias com profundidade e poesia.

No 3º ano, as crianças começam a olhar o mundo com mais perspectiva e curiosidade histórica… reconhecem o passado, compreendem o presente e começam a registrar o que veem com mais intenção. Assim como Calixto, aprendem a observar com calma, a apreciar detalhes e a construir narrativas mais complexas.

4º ano: Turma Van Gogh
Em uma fase de expansão e intensidade, Van Gogh entra como inspiração com suas cores vibrantes e seu olhar exuberante para o mundo.

Van Gogh representa a emoção e a intensidade. No 4º ano, as crianças vivem uma fase de grandes transformações internas, de expressão forte e de descobertas sobre quem são. Sua arte, marcada por sentimentos e movimento, inspira essa fase em que o aprender é também sentir… onde as cores das emoções se tornam parte do processo.

5º ano: Turma Pablo Picasso
Chegando ao fim de um ciclo, nossos alunos se preparam para novos voos. Picasso representa essa ruptura criativa: novas formas de ver e se expressar no mundo.

Picasso simboliza a autonomia criativa e a liberdade de reinventar o mundo. No 5º ano, as crianças estão prontas para criar com autoria, reinterpretar o que aprenderam e se preparar para novas etapas. Assim como Picasso, que explorou diferentes formas e olhares, essa turma aprende que não há um único jeito de ver e de ser… e que a arte, como a vida, é feita de reinvenções.

Na Escola Aquarela, acreditamos que a cada nome escolhido, uma semente é plantada: de identidade, de pertencimento e de valorização da cultura. Assim, nossas crianças crescem com raízes firmes em sua história e asas abertas para imaginar e reinventar o futuro.